CARNE ALLA PIZZAIOLA

SEGUNDO PRATO

4 PORÇÕES

A culinária italiana pode ser muito refinada e uma prova disso é o grande número de restaurantes estrelados e de chefs renomados existentes no país.

Todavia, também pode ser simples, mas igualmente saborosa, com receitas passadas de geração em geração, normalmente preparadas com poucos ingredientes, geralmente produzidos localmente e enriquecidos com um toque pessoal de criatividade.

 

Tanto num caso, quando no outro, o importante é trabalhar com produtos de boa procedência e alta qualidade.

 

O segundo prato que você vai aprender a fazer é inspirado na simplicidade da comida caseira, com o uso de pouco elementos, mas elegantemente combinados. Trata-se da Carne alla Pizzaiola ou Bife à Moda do Pizzaiolo, prato que tem esse nome por combinar alguns elementos típicos de uma pizza, ou seja, o molho de tomate, o orégano e o azeite de oliva.

 

Vamos à receita!

MODO DE PREPARO

Numa panela antiaderente colocada sobre fogo médio, adicione um fio generoso de azeite de oliva extravirgem e o dente de alho cortado em duas partes (não de esqueça de retirar o broto, que dá aquele sabor muito intenso e indigesto ao alho).

 

Assim como ocorre com os vinhos, os sabores e aromas dos azeites são intimamente ligados à variedade da azeitona (e a Itália produz cerca de 70 tipos), bem como ao solo e condições climáticas do ambiente onde são produzidas. Dependendo da combinação de fatores, você vai encontrar azeites mais frutados, outros mais amargos e outros ainda mais picantes. E, dependendo dessas características, podem ser mais apropriados ao uso a frio, como finalização de pratos ou temperos, ou a quente, como no preparo de molhos, refogados ou frituras.

 

Para esse molho, sugerimos um azeite extravirgem da Riviera Ligure, também chamada de Ponente Ligure. São produzidos com a variedade de azeitona Taggiasca, selecionada e desenvolvida desde o período medieval pelos monges beneditinos. Esses azeites possuem o aroma de fruta madura, sabor frutado e notas doces. Trata-se de um azeite portanto, delicado o suficiente para dar um toque elegante ao seu molho, sem competir com os outros aromas e sabores.

 

Quando o alho estiver dourado, adicione a passata de tomates e um pouco de água (o suficiente para lavar o interior do recipiente que a continha).

A passata é um purê feito a partir de tomates selecionados, sem adição de sal ou conservantes.

 

O fruto, natural das Américas, chegou à Itália por volta de 1596, onde encontrou terreno fértil para se desenvolver, primeiramente como planta ornamental, nas residências nobres do norte, e depois como fruto comestível, atingindo o ápice do padrão de qualidade nas plantações do sul da Itália, muito comuns na Campânia e na Puglia.

 

Você pode substituir a passata por tomates frescos da estação. O segredo de usar a passata é que, além de já ser peneirada, contém vários tipos selecionados de tomate, o que equilibra o sabor, deixando-o sempre igual, ao longo de todo o ano.

 

Adicione um pouco de sal e pimenta a gosto. Se puder moer a pimenta na hora, melhor, pois isso vai garantir um aroma mais intenso ao molho.

Se quiser dar um toque especial, adicione azeitonas cortadas em rodelas ou alcaparras previamente dessalgadas.

 

Deixe cozinhar por cerca de 10 minutos, misturando de vez em quando, e adicione os filés de carne, tomando cuidado para que todos fiquem em contato direto com a panela e não uns sobre os outros. Com a ajuda de uma colher, cubra a carne com o molho e adicione o orégano. Então, cubra com uma tampa e deixe cozinhar por mais cerca de 3 a 4 minutos e o prato estará pronto.

MONTAGEM DO PRATO

Essa montagem não tem segredo. Basta colocar um filé em um prato, cobrir com um pouco de molho e, se desejar, decorar com algumas folhas de manjericão fresco.

 

Sirva quente e bom apetite!

HARMONIZAÇÃO

O vinho ideal para acompanhar sua Carne alla Pizzaiola é um tinto, seco e de corpo médio, com menor acidez e carga tânica. Entre eles, figuram os vinhos feitos com as castas Barbera, Montepulciano d’Abruzzo, Negroamaro e Sangiovese, bastante comuns no Brasil.

 

 

INGREDIENTES

 

4 bifes de carne de boi cortados finos

Azeite extravirgem de oliva italiano qb

Sal refinado qb

Pimenta pq

1 dente de alho

Orégano qb

200 g de Passata de tomate