SOFFIONI ABRUZZESI

SOBREMESA

12 UNIDADES

Doce típico do território abruzzese, localizado a leste de Roma, entre os Apeninos e o Mar Adriático. Inicialmente era preparado para as festividades de Páscoa. Atualmente, porém, é preparado e consumido durante todo o ano.

 

Seu nome deriva de “soffiare”, palavra em italiano que significa insuflar, que é o que acontece com o recheio durante o processo de cozimento no forno.

 

Como acontece com a maioria dos pratos de tradição familiar, cada uma tem sua própria receita e variantes, que podem incluir uvas passas, açafrão e até mesmo ser salgada.

 

Na cidade de Pescara, o Soffione é chamado de Lettera d’Amore, ou Carta de Amor, pois os bordos da massa que fecham o doce assemelham-se a um envelope que esconde palavras doces de amor, como o recheio dessa delícia.

 

Passemos a descobrir os degredos desse saborosíssimo doce!

MODO DE PREPARO

Comece untando e enfarinhando uma forma de muffin para 12 unidades e reserve.

 

Em seguida, passe a preparar a massa, adicionando em uma tigela a farinha 00 previamente peneirada, o que evitará a formação de grumos. É importante que seja 00 italiana pois, além de conter um teor proteico médio alto, resulta numa massa mais elástica e, portanto, mais fácil de ser estendida.

 

Adicione os demais ingredientes (primeiro o açúcar, depois o azeite e, por fim, os ovos e a gema) à farinha e comece a misturá-los com a mão, primeiro dentro da tigela e, em seguida, sobre uma superfície seca, eventualmente polvilhada de farinha.

 

Trabalhe sempre com movimentos de baixo para cima, abrindo a massa, sobrando-a sobre ela mesmo e, em seguida, abrindo-a novamente, mas no sentido contrário ao da dobra.

 

Faça isso até obter uma massa lisa e, sem seguida, cubra-a com uma película plástica e deixe-a repousar por meia hora. A película serve para não deixar que a superfície da massa resseque.

 

Enquanto a massa descansa, em temperatura ambiente, inicie o preparo do recheio, separando as claras das gemas, que serão misturadas ao açúcar (reserve uma colher) numa batedeira em velocidade média. Já as claras, deverão ser batidas em neve com a colher de açúcar reservada.

 

Antes da ricota poder ser usada, deixe-a repousar numa peneira por cerca de 2 horas, coberta por uma película de plástico. Isso fará com que o soro em excesso se desprenda. Depois disso, a ricota deverá ser peneira com a ajuda de uma colher e, em seguida, misturada às raspas de limão.

 

Transfira a massa de ricota para a batedeira e misture-a aos ovos e ao açúcar por apenas alguns segundos, de modo a não deixar a massa muito aerada. Una-a, então, às claras em neve, com a ajuda de um pão-duro, com movimentos lentos, de baixo para cima, de modo a evitar a saída do ar.

 

Pronto o recheio, volte a trabalhar na massa, que deve ser estendida com um rolo de macarrão, ou máquina, até ficar com 2 a 3 mm de espessura. Em seguida, corte a massa em quadrados de 10cmX10cm, reutilizando as aparas, se necessário.

 

Coloque cada quadrado de massa dentro das forminhas, tomando o cuidado para deixar as 4 bordas viradas para fora. Adicione o recheio e vire as bordas para dentro, dando a característica forma de envelope à superfície do doce, que deverá ser assado em forno estático pré-aquecido por 180ºC nos primeiros 30minutos e por mais 35minutos a 160ºC.

 

Depois de assado, deixe esfriar antes de desenformar, polvilhe com um pouco de açúcar de confeiteiro e está pronto para ser servido.

MONTAGEM DO PRATO

Essa montagem não tem segredo. Basta colocar um filé em um prato, cobrir com um pouco de molho e, se desejar, decorar com algumas folhas de manjericão fresco.

 

Sirva quente e bom apetite!

HARMONIZAÇÃO

O vinho ideal para acompanhar sua Carne alla Pizzaiola é um tinto, seco e de corpo médio, com menor acidez e carga tânica. Entre eles, figuram os vinhos feitos com as castas Barbera, Montepulciano d’Abruzzo, Negroamaro e Sangiovese, bastante comuns no Brasil.

 

 

INGREDIENTES PARA A MASSA

 

300 g de farinha 00 italiana

2 ovos médios e 1 gema

80 g de açúcar refinado

50 ml de azeite extravirgem de oliva italiano

INGREDIENTES PARA O RECHEIO

 

300 g de farinha 00 italiana

2 ovos médios e 1 gema

80 g de açúcar refinado

50 ml de azeite extravirgem de oliva italiano