Típica da cidade de Ferrara, a torta tenerina é um doce que requer poucos ingredientes, além de ser rápido e fácil de fazer. Talvez por isso, talvez pela casquinha crocante e o interior macio (que lhe confere o nome “tenerina”), caiu rapidamente no gosto de todos os italianos.
PREPARO
1) Remova a pele do filé de peixe-espada, corte-o em tiras e depois em cubos.
2) Lave e seque os tomates-cereja e corte-os ao meio.
3) Aqueça um pouco de azeite em uma frigideira e refogue um dente de alho. Em seguida, adicione os tomates-cereja.
4) Adicione o sal e a pimenta a gosto e deixe que os tomates liberem seu suco natural. A seguir acrescente as alcaparras.
5) Cubra a frigideira com uma tampa e deixe ferver em fogo baixo durante pelo menos 20 minutos. Então, retire o alho.
6) Em outra frigideira, aqueça um pouco de azeite, refogue o outro dente de alho e os cubos de peixe-espada. Adicione sal e pimenta a gosto.
7) Dissolva o resíduo do fundo da frigideira onde está o peixe com o vinho branco e retire o dente de alho. Quando o peixe estiver cozido, desligue o fogo.
8) Cozinhe o macarrão em água fervente com sal por aproximadamente 8 minutos.
9) Escorra a massa ainda al dente, reservando uma concha de água do cozimento. Transfira a massa à frigideira com os tomates-cereja.
10) Acrescente à frigideira com a massa a água do cozimento reservada, mexendo suavemente com uma espátula para misturar os ingredientes.
11) Acrescente os cubos cozidos de peixe-espada e a salsa picada, misturando tudo delicadamente. Tempere com um fio de azeite extravirgem e sirva imediatamente.
Sugestão de vinho: frutos do mar harmonizam muito bem com vinhos brancos, como o Veneto IGT, o Verdicchio dei Castelli di Iesi DOC, o Catarratto DOC e o Grillo DOC. Um vêneto, um marquesano e dois sicilianos.