É nos pequenos detalhes que se escondem as maiores surpresas. Leve os Sabores da Italia para casa e surpreenda-se como um chef de cozinha.
4 PORÇÕES

Típica da cidade de Ferrara, a torta tenerina é um doce que requer poucos ingredientes, além de ser rápido e fácil de fazer. Talvez por isso, talvez pela casquinha crocante e o interior macio (que lhe confere o nome “tenerina”), caiu rapidamente no gosto de todos os italianos.

PREPARO

1) Lave e seque o manjericão. Coloque algumas de suas folhas em um almofariz e esmague-as com um pilão. Vá adicionando e esmagando as folhas restantes, um pouco por vez, pois assim fica mais fácil triturá-las.

 

2) Adicione os pinoli aos poucos e triture-os, fazendo o mesmo com o alho e o sal.

 

3) Continue esmagando e misturando todos os ingredientes com a ajuda do pilão até que se forme uma pasta. Adicione os queijos e misture bem.

 

4) Borrife com azeite e continue misturando até obter uma pasta lisa e cremosa.

 

5) Cozinhe o macarrão em água fervendo, com um pouco de sal, durante o tempo indicado na embalagem. Coloque o pesto em uma tigela e dilua-o com uma colher de água de cozimento para torná-lo mais cremoso.

 

6) Escorra a massa, coloque-a na tigela e misture-a ao pesto. Guarneça com folhas de manjericão e queijo fresco ralado e sirva imediatamente.

 

Sugestão de vinho: para quem aprecia grandes vinhos, o branco Vermentino di Gallura DOCG, da Sardenha, é uma ótima opção. Como alternativa, prove o campano Fiano di Avelino DOCG, branco de aroma intenso e sabor com marcada mineralidade.

Ingredientes para quatro porções

 

350g de massa fresca (trofie)

30g de queijo Parmigiano Reggiano ralado

20g de queijo Pecorino Sardo ralado

12g de pinoli

25 folhas de manjericão

1 dente de alho

40g de azeite extravirgem

1 pitada de sal grosso

www.ice.it